Livro “Antroposofia e Ciência. Uma Introdução” do Dr. Peter Heusser

peter_heusser

Compartilhamos a mensagem do Dr. Peter Zimmerman, da Finlândia a respeito do mais recente livro publicado pelo Dr. Peter Heusser.

Com os cumprimentos desta época, gostaria de chamar a atenção de vocês para um livro muito especial que pode ser extraordinariamente útil tanto para nossos estudos pessoais de medicina antroposófica como para a discussão com políticos, funcionários públicos, representantes de outros sistemas médicos integrativos e, em particular, com Cientistas. É o livro recentemente publicado de Peter Heusser: “Antroposofia e Ciência. Uma introdução”. 368 páginas, ISBN 978-3-631-67224-2, versão eletrônica (pdf) ISBN 978-3-653-06753-8. Editado por Peter Lang, Frankfurt am Main, Berlim, Berna, Bruxelas, Nova York, Oxford, Wien, 2016. Houve um aviso curto em uma carta circular há alguns meses.

A maioria de vocês provavelmente conhece pessoalmente Peter Heusser ou encontrou seu nome. Se não, Professor universitário, Dr.med. Peter Heusser foi até muito recentemente (ele é agora professor emérito) o Chefe do Gerhard Kienle Lehrstuhl para Medizintheorie, Integrative und Anthroposophische Medizin na Universidade de Witten / Herdecke. Ele é um especialista internacionalmente reconhecido em questões epistemológicas e filosóficas relacionadas à medicina, que é para ele um importante campo de interesse desde mais de 30 anos. O livro em questão é a versão ampliada e completamente revisada de suas teses professorais “Antroposofia e Ciência. Contribuições para uma antropologia médica integrativa “, que foi publicado pela bem conhecida Schattauer Verlag em 2011.

Por que eu quero chamar sua atenção particularmente para este livro? A particularidade deste livro é que Peter Heusser consegue explicar muito bem as bases da medicina antroposófica a partir das visões epistemológicas da ciência espiritual antroposófica e colocá-las no contexto das ciências naturais modernas, da filosofia e da antropologia. Espera-se que seja útil para o mundo não antroposófico construir pontes entre as ciências convencionais e a ciência espiritual antroposófica. Definitivamente é útil para os médicos antroposóficos, delegados da IVAA e qualquer pessoa que tenha que dizer às pessoas o que é o “antroposófico” na medicina antroposófica no campo dos sistemas médicos integrativos. Além disso, Peter Heusser dá uma visão geral bem estruturada sobre a evidência do estudo atual em AM. Além desta coleção muito útil de resultados de estudos, fiquei particularmente fascinado pela maneira como a terapia aconselhar por Rudolf Steiner (aqui no exemplo de Stibium) poderia ser sistematicamente verificada com metodologia de pesquisa moderna (in-vitro – observações de um único caso – estudo de coorte – ensaio clínico randomizado).

Um grupo de colegas da Associação Finlandesa de Médicos Antroposóficos (SALLY) traduziu e publicou o livro em finlandês este ano. Relacionado a este projeto eu tentei escrever uma revisão curta do livro para os jornais alemães principais. Eu não sei se isso será publicado integralmente, mas eu gostaria de enviá-lo para você como presente de Natal, uma vez que dá um pouco uma visão geral sobre a linha vermelha neste livro extraordinário. Lamento muito que este seja apenas em alemão. Anexado você encontrar também os panfletos em diferentes línguas.

https://www.peterlang.com/view/9783653950472/title.xhtml?rskey=PBt7d3&result=3

Resenha original em Alemão escrita pelo Dr. Peter Zimmermann

Flyer de Divulgação do Livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *