As 5 Áreas CARE

Áreas CARE

Áreas CARE: Contribuições do Sistema da Medicina Antroposófica para os grandes desafios de saúde do nosso tempo.

 

Uma importante tarefa da Medicina e das Terapias Antroposóficas é contribuir para a humanização dos cuidados em saúde, colaborando com a Medicina Convencional para a solução dos principais desafios do nosso tempo.

Diversos estudos têm demonstrado que o sistema da Medicina Antroposófica responde a esses desafios contemporâneos, tanto mais quanto coloca em prática sua característica de abordagem individualizada, colocando o paciente no centro do cuidado.

Nos próximos anos, a Seção Médica no Goetheanum terá como ênfase o desenvolvimento interdisciplinar de cinco áreas temáticas que foram denominadas “Áreas CARE”. CARE significa cuidado no idioma inglês.

 

ÁREAS CARE na Medicina Antroposófica

  1. Gravidez, nascimento e primeira infância. Pessoas com deficiência;
  2. Tratamento de febres e infecções febris. Contribuição da MA para o tema da Resistência Antimicrobiana (doenças respiratórias, infecções do trato urinário);
  3. Distúrbios do sono, formas comuns de ansiedade e depressão, distúrbios de estresse pós-traumático;
  4. Oncologia;
  5. Cuidados paliativos, terapia da dor, acompanhamento de pacientes no final da vida.

 

A medicina antroposófica enfatiza uma abordagem individualizada dos problemas de saúde.  Médicos, enfermeiros, demais profissionais de saúde e terapeutas antroposóficos estruturam seu trabalho terapêutico tendo como base a individualidade do paciente, com profundo respeito pelo seu destino e por suas decisões ou, se o paciente não conseguir, seus representantes autorizados. As doenças, por outro lado, não são apenas individuais, elas afetam grandes grupos de pessoas (por exemplo, câncer cerca de 25% da população). Temas assim se tornam grandes desafios para a sociedade, significando sofrimento de muitas pessoas, além de ocupar um lugar na história como as doenças de uma época. A medicina antroposófica quer abordar esse sofrimento e essas questões do nosso tempo. Para isso, requer desenvolvimento ético, bem como competência profissional nos vários campos terapêuticos. O caminho meditativo do terapeuta leva a uma compreensão aprofundada da pessoa que está doente, a uma humanização do encontro terapêutico e ao fortalecimento do efeito terapêutico. As Áreas CARE compreendem tarefas abrangentes para o futuro.

Precisamos de um maior desenvolvimento e colaboração das profissões que atuam no sistema da Medicina antroposófica, bem como treinamento, consultas colegiadas para médicos e terapeutas interessados, trabalho junto à imprensa e uma avaliação de nossos esforços terapêuticos, isto é, pesquisa.

Competencies in Antroposophic Medicine

Clique aqui para ler mais sobre as áreas CARE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *