Regionais da ABMA e Atividades de Formação e Educação Continuada

cursos_abma

O ano de 2017 começou com muita energia e entusiasmo em todas as Regionais da ABMA e em regiões e localidades onde atuam alguns de nossos associados. São diversos cursos, palestras e oportunidades de aperfeiçoamento acontecendo em vários estados e regiões: Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Fortaleza

Após um longo período de preparação e muitas expectativas positivas, nesse mês de março teve início o primeiro Curso Básico de Antroposofia em Fortaleza-CE, impulsionado pelo Dr. Paulo Tavares, através da Regional ABMA-DF. A turma de quase 30 alunos conta com 8 médicos e 3 estudantes de medicina entre outros profissionais de saúde.

I Curso Básico de Antroposofia em Fortaleza-CE com Dr. Paulo Tavares

Brasília

Em Brasília, a ABMA – DF realizou o módulo de cosmogênese e antroposgênese no Jardim Botânico, em uma bela edificação em meio à exuberante vegetação do Cerrado. As aulas teóricas foram ministradas pelo Dr. Paulo Tavares e a atividade de Cantoterapia foi conduzidas por Luciana de Amorin Halushuk. A turma é formada por profissionais de várias áreas da saúde, incluindo dois médicos de família e uma médica veterinária.

Belo Horizonte

Em novembro de 2016 teve seu término a VI Formação Médica da ABMA-MG (parte teórica) com 12 médicos, sendo 3 médicos de família, duas clínicas homeopatas, uma clinica acupunturista, uma pediatra, uma psiquiatra, uma cardiologista, um ortopedista e dois obstetras. Eles seguem fazendo seus estágios práticos e participando do grupo de estudos semanal, dos cursos e palestras médicas de Steiner, além de discussão de casos clínicos.
O último encontro foi para a apresentação dos casos clínicos dos alunos, com uma troca muito rica de suas primeiras experiências com os tratamentos antroposóficos. As coordenadoras Maria Regina Reis Cançado e Marilise Andrade Paraízo avaliaram que a turma demonstrou muita seriedade e competência nas condutas apresentadas.
Foi um ano e meio de partilha muito intensa e vivências de aspectos profundos da medicina, sempre acompanhadas de atividades artísticas e terapêuticas que são feitas com os pacientes, de forma que os alunos aprendessem também a prescrevê-las, como os medicamentos. Grandes amizades se formaram e a uniāo e empenho desse grupo propiciou o início da Educação Médica continuada da ABMA-MG, nesse mês de março, trazendo novamente o casal Marilda e Flávio Milanese para falarem sobre medicamentos, acompanhados da dramaterapeuta Lucia Vernet.

Recife

Em Recife, de 10 a 12 de fevereiro foi realizado o módulo de Fenomenologia de Goethe aplicada com o médico e docente da ABMA Ricardo Ghelman, como parte dos conteúdos do Curso Básico da regional ABMA – PE. Durante o curso, Dr. Ghelman apresentou a metodologia em quatro passos de Goethe e solicitou que cada grupo trabalhasse a observação de uma planta. Ao final, cada grupo apresentou os resultados de seus estudos com essa metodologia.

Turma do Curso Básico da Regional ABMA-PE com Dr. Ricardo Ghelman
Turma do Curso Básico da Regional ABMA-PE com Dr. Ricardo Ghelman

 

Rio de Janeiro

A ABMA-RJ também teve muitas novidades nesses meses iniciais de 2017.

Em 09/02 foi realizada palestra aberta com Dr. Wesley Aragão de Moraes: “Os dois caminhos do conhecimento: o caminho interno e o caminho externo”, que atraiu muitas pessoas novas e interessadas em Antroposofia, além de alunos dos cursos de formação e profissionais do meio antroposófico do Rio de Janeiro.

Dr. Wesley Aragão de Morais em palestra na ABMA-RJ
Dr. Wesley Aragão de Morais em palestra na ABMA-RJ

Em 10/02 a ABMA RJ iniciou o seu PROGRAMA DE EXTENSÃO EM ANTROPOSOFIA (http://www.abmarj.com.br/?pg=programa-de-extensao), sendo aberto a alunos e ex-alunos dos cursos da ABMA e de outras organizações antroposóficas interessados em ampliar / aprofundar seus conhecimentos em Antroposofia. O primeiro encontro foi  “Os Quatro Processos Orgânicos no Homem e na Terra”, também com Dr.Wesley Aragão de Moraes. O número de participantes foi muito superior ao esperado, fato que estimula a continuidade ao programa.

Outra importante novidade é a nova parceria estabelecida entre a ABMA RJ e o Espaço Serenar – Angra dos Reis, na pessoa de seus representantes Dr.Mauricio Chimeli (ABMA RJ) e Dr. Ediwaldo Martins Leal (SERENAR). A partir de agora os módulos intensivos dos cursos da ABMA RJ e eventos serão realizados no Hotel Serenar em Angra dos Reis. http://www.abmarj.com.br/?pg=noticia-201702-01

 

 

Florianópolis

Em Florianópolis, a regional ABMA – SC realizou, em fevereiro último, o sexto módulo do Curso Básico de Antroposofia cujo tema foi “Qualidades Anímicas”. A turma de aproximadamente 30 participantes conta com a presença de 9 médicos. Está prevista a realização da Formação em Medicina Antroposófica em 2018.

 

Aracajú

Em Aracajú, a Regional ABMA-SE realizará, no período de 10 a 12 de março, o oitavo módulo do Curso Básico que terá como conteúdo o tema “Metodologia Científica Antroposófica e Goetheanismo” com docente Manfred Osterroht. O Curso Básico é coordenado pela Terapeuta artística Fátima Basto e o grupo é composto por 22 alunos, sendo que 4 são médicos.

 

São Paulo

Em São Paulo, a ABMA-SP realizou o módulo intensivo “Quadros patológicos específicos” como conclusão do curso de formação em Medicina Antroposófica FM 14. Em março, será iniciada uma nova edição do Curso Básico e também da Formação Médica para os médicos que concluíram o primeiro ano do curso. Seguem também a Educação Continuada e os grupos de estudo semanais. Além dessas atividades teóricas, a Regional dará continuidade ao ambulatório clínico didático da Casa Rudolf Steiner que possibilita o atendimento de muitos pacientes e facilita o aprendizado dos alunos, que contam com tutores experientes.

Alunos do Módulo Intensivo de janeiro de 2017 com Dr. Bernardo Kaliks
Alunos do Módulo Intensivo de janeiro de 2017 com Dr. Bernardo Kaliks

 

Juiz de Fora

Como uma atividade independente da ABMA e de suas Regionais, teve início em Juiz de Fora (MG), em 23 de janeiro último, o Curso Básico de Antroposofia coordenado pelo Dr. Antônio José Marques e colaboradores. A presidente da ABMA Nacional, Dra. Iracema de Almeida Benevides visitou o local do curso, Espaço Kaspar Hauser (Forum Três) da Clínica Sant´Anna e conversou com os alunos. O grupo é formado por 11 alunos, entre os quais 7 são médicos e 2 são acadêmicos de medicina. A coordenação do curso mantém contato frequente com a ABMA e estão sendo trabalhadas estratégias para alinhamento do currículo de acordo com os critérios definidos no Manual de Ensino da ABMA Nacional.

 

abmanacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *