Diga Não ao Jardim de Infância Digital: assine a Petição Elliant

digital-kita_3

Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.

Rudolf Steiner.

eliant_logo csm_aufruf_nein_zur_digitalen_kita_pt_aafcce8089

 

Nos EUA um terço de todas as crianças de 1 ano de idade têm acesso a um computador antes de saberem andar ou falar. Na Alemanha, 70% das crianças com idade entre 2 e 5 anos já se ocupam durante mais de meia hora por dia com um smartphone. O aplicativo mais comumente usado por crianças de 6 anos é o Facebook. Todas as crianças em idade pré-escolar passam frequentemente mais de uma hora por dia em frente de uma televisão.

Parece estar a instalar-se entre muitos adultos a crendice que é inevitável promover entre as crianças uma habituação precoce à era digital, sobretudo porque renomadas figuras da política educacional realizam fortes investimentos financeiros nessa área. Nesse contexto, ainda mais alarmante é verificar como são ignorados os riscos e efeitos colaterais da tecnologia digital.

Quanto mais jovens são as crianças, mais pronunciados resultam esses riscos e efeitos colaterais. Isto ocorre porque na fase da infância o cérebro encontra-se num estado mais dúctil e maleável – sendo assim muito mais vulnerável a falsos estímulos e influências perturbadoras.

(trecho do texto traduzido pela Dra. Sônia Setzer para esse campanha Elliant)

Assine a petição:

https://eliant.eu/pt/menue-main-pt/atual/peticao-nao-ao-jardim-de-infancia-digital/

abmanacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *