35 anos de ABMA – Memórias

Estação do trem

“Sal da Terra e Luz do Mundo”

Vivíamos os anos setenta em Juiz de Fora, berço da revolução militar de 31 de março de 64. Novos ventos sopravam indicando mudanças. Pelas ruas da cidade mobilizavam-se trabalhadores, passeatas reivindicando direitos, greves em fábricas e instituições de ensino. O campus da Universidade Federal fervilhava de assembleias estudantis, panfletagens, paralização de aulas e, nos finais de semana, shows, atividades com artistas locais e nacionais. Na faculdade de Medicina chegou a notícia de que em São Paulo existia uma clínica médica de nome Tobias que praticava uma medicina diferente. Muitos foram chamados e quarenta estudantes alugaram o vagão de um trem e vieram pelo caminho de ferro que ligava Minas à terra dos Bandeirantes. Foram dias de alegria, indagações, contentamentos e certezas. Dr. Oto Wolff, Dra. Gudrun, Dr. Kaliks, Sra. Ada, Sra. Hilde, Sra. Floor de Koster trouxeram conhecimentos que despertaram  sentimentos. A partir daí as sementes lançadas frutificaram em encontros de celebração da amizade, colaboração com a política acadêmica, participação em encontros de estudantes pelo país, grupos de estudos, criação de ambulatório para a pratica médica e novos cursos de Medicina Antroposófica na Clinica Tobias.

Os anos de chumbo passaram. Daqueles quarenta jovens estudantes grande parte seguiu outros caminhos e outra parte continua cuidando das sementes há mais de quarenta anos lançadas. “Todo cambia”, como cantava Mercedes Soza; “o tempo não para”, como dizia Cazuza. E assim seguimos os sobreviventes vencedores eternamente agradecidos a quem trouxe a notícia; fraternalmente solidários aos que continuam o plantio e esperançosos com os que virão para espalhar a Medicina Antroposófica pela Terra Brasilis. E que os que praticam a Antroposofia tornem-se “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Gilberto Valle. São Paulo, Época de João, 2017.

Gilberto Valle
Gilberto Valle

Gilberto Valle é associado da ABMA. Graduado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1979. Atua na Clínica Tobias (SP) desde 1980, na área da saúde mental. Realiza também acompanhamento biográfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *