logo_itaci_instituto_crianca2

ONCOLOGIA PEDIÁTRICA INTEGRATIVA: Medicina e Práticas Integrativas em Oncologia Pediátrica do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP Um Projeto colaborativo internacional

Um Projeto colaborativo internacional

Em breve terá início um projeto inovador de implantação da Oncologia Integrativa no Instituto da Criança – Departamento de Pediatria da FMUSP, em São Paulo. Será uma grande oportunidade de aplicação, em ambiente acadêmico e no âmbito da alta complexidade e dos cuidados paliativos, no contexto de um projeto de pesquisa, dos recursos da Medicina Antroposófica e da Antroposofia aplicada a Saude, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Práticas Corporais, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo, Medicina Ayurvedica, Arteterapia, Musicoterapia, Meditação, Reiki, Terapia assistida por animais, entre outros tantos recursos disponíveis válidos para a melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças graves.

Trata-se de um projeto colaborativo com a Universidade Charité de Berlin e o foco inicial serão os cuidados de Enfermagem Integrativa, utilizando muitos recursos da Enfermagem Antroposófica, entre outras possibilidades.

O projeto foi apresentado aos colaboradores do ITACI – Hospital da Criança da USP e a apoiadores no dia 10 de Dezembro de 2016 quando foi realizado o 1º Encontro de Oncologia Integrativa na instituição.

Dr. Vicente Odone Filho
Dr. Vicente Odone Filho

 

Dr. Ricardo Ghelman, Dra. Iracema Benevides, Dra. Luciana Antoniolli e Dra. Angela Valente

O projeto tem a coordenação geral do ilustre e internacionalmente reconhecido Professor Dr. Vicente Odone e conta com o apoio da igualmente reconhecida Professora Magda Carneiro. Os coordenadores científicos são o médico antroposófico e pesquisador Dr. Ricardo Ghelman e a enfermeira e acadêmica, professora Mônica Taminato. O médico e pesquisador alemão Georg Seifert é o coordenador do projeto em sua vertente internacional, que compreende a parceria com o Hospital Charité de Berlim.

 

Coordenador Geral

Prof Titular Dr Vicente Odone Filho

Chefe do Serviço de Onco-hematologia do ICr / ITACI / HC / FMUSP (Instituto da Criança / Instituto de Tratamento do Câncer Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – http://www.itaci.org.br

 

Coordenadores Científicos

Dr MD PhD Ricardo Ghelman, Medico voluntário do ICr / ITACI / HC / FMUSP

Pós – doutorando UNIFESP, Especialização e Residência Médica em Oncologia e Hematologia Pediatrica no Centro Infantil Boldrini – UNICAMP (1991), Mestrado em Embriologia e Anatomia pela USP (1994-1998), Professor Assistente de Embriologia e Histologia pela USP (1999), Doutorado com o tema do Viscum album pelo Depto de Obstetricia (2000-2003), Coordenador do Ambulatório de Antroposofia e Saúde do Depto de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP (2012-2017). Docente da ABMA desde 1994.

 

Dra ND PhD Mônica Taminato – Enfermagem, ICr / ITACI / HC / FMUSP

Pós doutoranda UNIFESP, Encarregada pela sub Comissão de Controle de Infecção – Instituto da Criança e Professora e Orientadora da Pós Graduação do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Revisão Sistemática. Revisora Ad hoc das Revistas: São Paulo Medical Journal, Revista Latino- Americana de Enfermagem- USP, Revista da Escola de Enfermagem – USP e Acta Paulista de Enfermagem.

 

Parceria Internacional

Oncologia Pediátrica do Hospital Charité de Berlim, Alemanha

Coordenação geral alemã:

Prof. Dr. MD PhD Georg Seifert (coordenador geral do projeto na Alemanha)

 

Charité – Universitätsmedizin Berlin, Departamento de Hematologia/Oncologia Pediátrica, Grupo de Medicina Integrativa em Oncologia Pediátrica

Equipe de Oncologia Pediátrica Integrativa do Charité:

Dra. Wiebke Stritter
Dra. Maja Messlin
Dr. Elisabeth Pohl
Dra. Angelika Eggert, Dra. Catharina Delebinski
Dra. Claudia vom Hoff-Heise, Dra. Susann Kleinsimon

 

Charité – Universitätsmedizin, Escola de Saúde Pública de Berlim

Dra. Christine Holmberg, M.P.H., M.A.
Dra. Britta Rutert

 

Havehöhe Hospital, Berlin – Germany

Prof. Dr. Alfred Längler

Gemeinschaftskrankenhaus Herdecke, Witten/Herdecke University, Professorship for integrative Pediatrics, Institut for Integrative Medicine, Germany
Havehöhe Hospital, Berlin – Germany