Logotipo_UNIFESP

NUMA Núcleo de Medicina Antroposófica Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP São Paulo - Brasil

Departamento de Obstetrícia

Ambulatório Pré-natal Antroposófico

O NUMA (Núcleo de Medicina Antroposófica) é um projeto que visa a combinação de pesquisa, ensino e assistência, para se tornar um Centro de Referência em capacitação de profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e de novos pesquisadores em Práticas Integrativas e Complementares (PICS) com foco na Medicina Antroposófica, elevando assim o nível de evidência científica nessa área. O projeto é coordenado por Mary Uchiyama Nakamura, MD, PhD, Professora Titular, e assistido por Jorge Kioshi Hosomi, PharmD, MD, MS e Moacyr Mendes de Morais, Lic. Ps.

Fundado em 2007, o NUMA organizou-se para atender ao objetivo geral de ampliar o acesso à Antroposofia aplicada à Saúde e seu desenvolvimento, de preferência entre os profissionais de saúde pública e usuários do SUS, por meio de ações da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo – Universidade de São Paulo), no Departamento de Obstetrícia (Ambulatório Pré-natal Antroposófico). A equipe de assistência do NUMA é composta por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e farmacêutico.

As atividades de ensino da Antroposofia aplicadas à Saúde são divididas em cursos de graduação, cursos de pós-graduação Latu Sensu (cursos de extensão e especialização), eventos científicos e estágios para residentes. As atividades de pesquisa são conduzidas por programas de pós-graduação Strictu Sensu (doutorado e mestrado).

Em março de 2017 terá início uma nova turma do Curso de Especialização em Antroposofia na Saúde.

O projeto recebe apoio financeiro do Instituto Mahle.

NUMA – Presentation English

IMG_0023 (2) (1)