banner_dra-gudrun

Pioneiros no Brasil

DRA. GUDRUN BURKHARD

A pioneira do nosso movimento médico antroposófico é a Dra. Gudrun Kröekel  Burkhard, formada pela Universidade de São Paulo e que começou a clinicar em 1956.

Ela é autora de vários livros, dentre eles, “Novos Rumos da Alimentação”, “Tomar a vida nas próprias mãos” e “Bases Antroposóficas da Metodologia Biográfica”.

Em 1969, com o apoio da Associação Beneficente Tobias, a Dra. Gudrun inaugura a primeira clínica de Medicina Antroposófica no Brasil, a Clínica Tobias, situada no bairro Alto da Boa Vista, na capital de São Paulo, com oito leitos para internação. A Clínica Tobias passa a congregar um significativo número de médicos antroposóficos, além de profissionais das terapias antroposóficas (terapia artística, massagem rítmica, euritmia e outras) e torna-se responsável pela formação de aproximadamente 80 médicos de várias regiões do Brasil, especialmente Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e também alguns médicos do exterior. Em 1993, a Clínica Tobias modifica sua dinâmica de trabalho, passando a atuar apenas no atendimento ambulatorial

Conheça a Medicina Antroposófica