Homenagem à Dra. Michaela Glöcker

michaela0

Em setembro último a querida Dra. Michaela Glöecker completou 70 anos e entregou a liderança da Seção Médica (SM) do Goetheanum para os médicos alemães Matthias Girke e Georg Soldner, como relatado na Circular da SM de outubro. Durante a Conferência Anual da SM, realizada em Dornach, na Suiça, no período de 15 a 18 de Setembro de 2016, ela recebeu belas e merecidas homenagens dos mais de 600 participantes de todo o mundo. A data foi celebrada com muita alegria, música, poemas, abraços e sentimento de gratidão e reconhecimento pela sua imensa dedicação, pela grande capacidade de liderança e pela condução firme e afetuosa todos esses anos.

Durante os 28 anos em que dirigiu a Seção Médica (SM), a Dra. Michaela desempenhou com muito dinamismo a coordenação da Medicina Antroposófica (MA), atuando em conjunto com muitas equipes de trabalho de forma a expandir as fronteiras da MA globalmente. Aspectos dessa trajetória que merecem destaque são a consolidação dos encontros anuais através da Conferência Anual da SM; fortalecimento dos diferentes grupos e campos de atuação da SM e apoio à expansão da Medicina Antroposófica para muitos países do mundo. Ela impulsionou de maneira incansável projetos como a aliança ELIANT e desenvolveu um modelo de formação internacional original que vem sendo implantado em muitos países, os IPMT (International Post Graduate Medical Training).

Ela viajou o mundo inteiro nesses últimos anos falando de temas que vão das bases da medicina Antroposófica e medicina escolar até a agricultura biodinâmica, passando por uma ampla gama de assuntos ampliados pela Antroposofia tais como sustentabilidade e espiritualidade.

Ela sempre demonstrou muito carinho e interesse pelo Brasil. Participou de muitos Congressos da ABMA, contribuindo com sua experiência como dirigente do movimento e também como médica. Acolhia de maneira muito amorosa os brasileiros que viajavam até Dornach e ajudava no direcionamento de suas buscas profissionais.

Embora ela tenha se afastado do trabalho junto à SM, Michaela não pretende parar…!!! Considerando que ela precisará de apoio de secretariado para seguir suas atividades profissionais, o colega David Martin, da Alemanha, tomou a iniciativa de criar um “fund raising” para essa finalidade, a título de presente de aniversário.

captura-de-tela-2016-12-22-as-23-59-05

Caso queiram contribuir, é só acessar o link abaixo e você será direcionado para a página do betterplace.org, nos idiomas inglês e alemão.

As doações podem ser feitas para o projeto como um todo ou para cada mês de 2017.

https://www.betterplace.org/en/projects/47840-thank-you-michaela-glockler

Essa é uma forma bastante prática de retribuirmos o tempo e o amor que ela dedicou ao movimento médico terapêutico todos esses anos.

 

Abaixo: Fotos da homenagem à Michaela durante a Conferência Anual da Seção Médica do Goetheanum, de 15 a 18 setembro 2016

abmanacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *