banner_gudrun2
Memória ABMA

Histórico da Medicina Antroposófica no Brasil: Dos primeiros anos até a fundação da ABMA

A Medicina Antroposófica inicia-se no Brasil em 1956, na cidade de São Paulo, com a atuação da médica Gudrun Buckhard, graduada na USP e que fez sua formação nessa abordagem na Clínica Ita Wegman (atualmente Clínica Arlesheim), na Suiça.

Nos primeiros anos, a Dra.

Leia mais >

berlim
Eventos,Notícias

Médicos Brasileiros Participam do Congresso de Saúde e Medicina Integrativa de Berlim

Entre os dias 3 e 5 de maio de 2017, em Berlim, ocorreu o I World Congress of Integrative Medicine and Health (I Congresso Mundial de Saúde e Medicina Integrativa). Foi mais uma oportunidade de vivenciar, aplaudir e fortalecer esse grande impulso de interesse no contexto geral da chamada Medicina Integrativa.

Notícias

Colegiado da ABMA reúne-se na Casa Rudolf Steiner em São Paulo

O colegiado ampliado da ABMA reuniu-se no dia onze de agosto de 2017, na Casa Rudolf Steiner, em São Paulo, para abordar uma ampla pauta relativa aos projetos de medicina antroposófica em desenvolvimento nas mais diversas regiões do Brasil: cursos de formação, XIII Congresso da ABMA, medicamentos antroposóficos, relação com associados e o currículo internacional de formação para médicos proposto pela Seção Médica do Goetheanum.

Leia mais >

WhatsApp Image 2017-08-30 at 14.03.27(2)
Notícias

TERAPIAS EXTERNAS ANTROPOSÓFICAS na USP

Por Dr. Ricardo Ghelman

No dia 26 de agosto de 2017, em um belo sábado de manhã, reuniram-se cerca de 70 profissionais de saúde – especialmente enfermeiras, mas também médicos, fisioterapeutas, professores da área da saúde de várias instituições no Anfiteatro do INSTITUTO DA CRIANÇA, do Departamento de Pediatria do Hospital da Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, para o MINIMEETING TERAPIAS EXTERNAS ANTROPOSÓFICAS, com apoio da Weleda e ABMA.

Leia mais >

Áreas CARE
Seção Médica do Goetheanum,Textos de Interesse

As 5 Áreas CARE

Áreas CARE: Contribuições do Sistema da Medicina Antroposófica para os grandes desafios de saúde do nosso tempo.

 

Uma importante tarefa da Medicina e das Terapias Antroposóficas é contribuir para a humanização dos cuidados em saúde, colaborando com a Medicina Convencional para a solução dos principais desafios do nosso tempo.

Leia mais >