Antroposofia Aplicada à saúde na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Dra.-Iracema-Benevides-proferindo-a-palestra2

Coordenado pelo professor Francisco Silva Cavalcante Junior, o Núcleo de Integração Somaestética (NISE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolve projetos de extensão e pesquisa que visam à integração corpo-mente. Em fevereiro de 2015, a convite do NISE, o Dr. Paulo Tavares (ABMA-DF) viajou a Fortaleza para proferir a palestra “Antroposofia aplicada à saúde: um novo modelo de racionalidade médica”, evento no qual se divulgou a Antroposofia para os interessados em participar da primeira turma do Curso Básico de Antroposofia de Fortaleza, finalmente concretizado em março de 2017.

No último dia 3 de abril, em evento organizado pelo NISE, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o professor Pablo Alves, da disciplina Assistência Básica à Saúde do Adulto, a presidente da ABMA-Nacional, Dra. Iracema Benevides, proferiu a palestra “Medicina Antroposófica na Atenção Primária em Saúde: a pessoa no centro do cuidado”. Naquela ocasião foi firmada a criação da Liga Universitária Antroposófica (LUA), que passa a integrar as ações de extensão e de pesquisa do Núcleo de Integração Somaestética (NISE) da UFC, responsável por diversos outros projetos, dentre eles o de Práticas Somaestéticas Integrativas do Corpo Pentelementar (P5INCO) e o Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização (PRIINTAR) para pessoas em tratamento oncológico, este último em parceria com a professora Paola Tôrres, da Faculdade de Medicina da UFC.

E, no próximo dia 8 de maio, quem dará continuidade ao ciclo de palestras promovido pela LUA – Liga Universitária Antroposófica, em Fortaleza, será o coordenador pedagógico da primeira turma do Curso Básico, o Dr. Paulo Tavares (ABMA-DF), que falará sobre “O impacto das emoções sobre a saúde física e anímica: perspectiva antroposófica”.

As atividades do NISE podem ser acompanhadas em página do Facebook:https://www.facebook.com/niseufc/

Dr-Paulo-Tavares-em-Fortaleza-Fevereiro-de-2017-
Dr. Paulo Tavares em Fortaleza. Fevereiro de 2017

 

 

Dra.-Iracema-Benevides-proferindo-a-palestra
Dra. Iracema Benevides proferindo a palestra “Atenção Primária em Saúde na perspectiva da Medicina Antroposófica: a pessoa como centro do cuidado” na UFC. Março de 2017
Dra.-Iracema-Benevides-proferindo-a-palestra2
Em pé: Cavalcante Junior, Iracema Benevides, Socorro Sousa, Daiane Silva, Isabella Tolêdo e Robson Nogueira. Agachados: Pablo Alves, Bárbara Pinheiro , João Victor e Geísa Santana.

 

palestra-dr-paulo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *